Subscribe:

Ads 468x60px

.

A CAPOEIRA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO


As aulas de capoeira, normalmente obedecem a uma seqüência de atividades que se inicia com o aquecimento, em seguida, treinamento de golpes, depois, treinamento em dupla, e conclui, às vezes, com uma breve roda.
Contudo, os elementos da capoeira transcendem o campo da arte e do jogo, e pode adquirir uma especificidade enquanto espaço de formação através de seus cânticos, movimentos, relatos e histórias.
Para ser um bom capoeirista o sujeito precisa desenvolver as qualidades físicas, técnicas, psicológicas, bem como a musicalidade e adquirir um bom conhecimento teórico.
No processo de formação cabe ao professor possibilitar ao capoeirista o desenvolvimento de habilidades que envolvam:
·qualidades físicas gerais
·qualidadesfísicas específicas
·a técnica
·a musicalidade
·a teoria
·a ética
·a identidade

A CAPOEIRA NAS ESCOLAS
Em 2007, a Secretaria Municipal de Educação de União dos Palmares, através do Núcleo de Identidade Étnico-Racial - NIER, implantou a capoeira nas escolas da rede municipal, enquanto espaço de formação.

As atividades ocorreram em horário curricular complementar, nas dependências das instituições de ensino, bem como, no Espaço Cultural Acotirene.

Esse processo era planejado, acompanhado e avaliado mediante uma coordenação pedagógica propiciando uma formação específica para os instrutores baseado em princípios e fundamentos educacionais e culturais.

Essa atividade assumiu proporções jamais testemunhadas no município atendendo a 21 escolas situadas na zona urbana e rural, chegando a atender 814 alunos.

Sem comentários:

Enviar um comentário