Subscribe:

Ads 468x60px

.

A Meditação Transcendental

Paz interior, comunhão com a natureza, crescimento pessoal, tranqüilidade, são palavras muito utilizadas por pessoas adeptas de atividades de meditação, e até por aquelas que embora não pratiquem tal atividade, anseiam algum dia fazer parte do grupo dos que buscam a serenidade.
Recentemente assisti a um depoimento do ator Wagner Moura relatando sobre o seu envolvimento com a meditação transcendental (http://www.meditacaotranscendental.com.br) e como a atividade tem ajudado a melhorar sua vida pessoal e profissional. A meditação é, sem dúvida, um mecanismo eficaz a favor do equilíbrio, porque até então nunca ouvi depoimentos contra qualquer forma de meditação, pois visa a utilização do poder da mente como mola propulsora para uma vida mais saudável e equilibrada, harmonizada com o mundo que está a cada dia demonstrando novas formas de caos.
Transcender o caos, vislumbrar o íntimo, identificar o potencial energético de cada um, resolver os problemas do dia-a-dia com serenidade não deve ser fácil, porque como em qualquer outra atividade, a prática da meditação requer disciplina, vontade, orientação e exercício, ou seja, a atividade mental requer uma parcela de atividade física, e neste momento lembro-me de uma célebre frase de Albert Einstein “Sucesso e genialidade, são 10% de inspiração e 90% de transpiração”, que nos faz acreditar que a inspiração é também alcançada por meio do trabalho e da prática, eu acrescentaria ainda, intencionalidade, que é a motivação indispensável a ação exitosa.
Ou seja, inspiração, transpiração e intencionalidade proporcionam o campo propício a uma boa meditação, embalado por uma boa música relaxante, e particularmente gosto muito das músicas instrumentais orientais que utilizam flautas de bambu.
Sobre a meditação transcendental falo pela experiência, pois há alguns anos tive a oportunidade de praticar o Hiep Tai Chi e conhecer um pouco dos fundamentos da meditação com Mestre Ferreira, o Mestre Garça, (http://mestregarca.blogspot.com/) em busca da serenidade. A experiência é esplêndida e mais impressionante é a possibilidade de releitura da vida, isso me lembra outra fase de Einstein “A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original”.
Hoje felizmente temos acesso com facilidade ao conhecimento sobre a prática da meditação (http://www.youtube.com/watch?v=UHjh06iyUK8&feature=player_embedded#!), bem como a orientação de mestres, auxílio de vídeos, além de academias e templos para orientar os interessados, porque é surpreendente o poder de nossa mente, a capacidade humana de ampliar o olhar e enxergar o que muitas vezes é invisível aos olhos.
E como sempre diz o Mestre Garça “O silêncio é o remédio e o vazio é a cura”.
            Boa meditação a todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário