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Qual a importância de desenvolver um Projeto Escolar sobre a Identidade?


No Ensino Fundamental, um projeto desse adquire a responsabilidade e a tarefa de transcender a abordagem factual das informações e se situa no campo da identificação do “eu” pela alteridade.
As crianças freqüentemente reproduzem inúmeros estereótipos diante das diferenças que geram conflitos e confrontos que, naturalmente fazem parte do seu amadurecimento pessoal, mas possibilitam a autonomia quando são trabalhados e mediados pelo diálogo prevenindo o preconceito. Nessa perspectiva firma o tratamento dos eixos identitários na construção e reconhecimento do “eu” mediante o estímulo de atitudes de respeito às diferenças porque a construção da nossa identidade se dá no campo relacional, ou seja, a criança aprende a se identificar nas relações.
No Ensino Médio e no curso de Formação de Professores – Escola Normal, esta temática assume a tarefa de produzir conhecimentos através de profundas discussões e reflexões no sentido de aproximar os diferentes sujeitos a partir de suas diferenças.

Tal projeto precisa estar subsidiado por materiais que propiciem elementos históricos e sociais relevantes a formação identitária dos jovens, pois cabe a cada um dialogar com as diferentes realidades e identificar as lacunas e omissões históricas, além das várias faces perversas das relações sociais, uma vez que os jovens e adultos tratam as situações de conflitos e as diferenças utilizando o princípio da hierarquização promovendo a discriminação. As experiências, as memórias, os biotipos e as relações devem servir para incitar uma diversidade de olhares no delineamento de um pertencimento étnico que privilegie a valorização do sujeito.

Desta forma, estruturado nas concepções de justiça, autonomia e respeito tendo como pressuposto básico o conhecimento, a escola promoverá o respeito às identidades e criará oportunidades para que os sujeitos se constituam como cidadãos do mundo. Afinal, currículo é relação de poder onde também se forja nossa identidade.

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